segunda-feira, 19 de abril de 2010

Liberdade

Conceito difícil de se definir mesmo que dicionarizado, para cada perfil social é encontrado um conceito diferente. O que se aplica para o oprimido por uma ditadura militar não se aplica ao jovem capitalista que busca se libertar dos pais. Ambos buscam a liberdade assim como um religioso busca cegamente o seu deus, algo inalcançável apesar de ser objetivo maior de grande parte da sociedade. A liberdade buscada pelo oprimido de um sistema totalitário se limita a buscar um novo líder que irá desfazer algumas amarras da sociedade para criar novas amarras, desta forma criando uma aura de liberdade em volta dos que antes eram oprimidos(e agora não são mais?). A liberdade só é uma idéia válida enquanto objetivo a ser alcançado, como todas as idéias também é abstrato, mas além de abstrato é intocável mesmo que por outras idéias. É como se liberdade fosse algo para se apreciar a distância, assim como uma estrela que entrou em supernova a milhares de anos mas ainda brilha a pleno vigor em nosso céu. Algo extinto, e quetalvez nunca tenha existido, mas ainda assim habita o nosso imaginário de forma vívida e multicores.
Toda a beleza contida nesta palavra serve apenas para colocar petalas de rosa nas correntes que nos prendem em nosso dia a dia. É possível se desprender de várias destas correntes e amarras, mas nem depois da morte é possível ser completamente liberto. Tudo o que você fez e produziu em vida pode e será lembrado, as amarras são mais profundas do que o "EU". A sociedade, e por vez o coletivo e sua memória, se encarrega de tornar o indivíduo em seu produto e engrenagem parte de um meio auto sustentável em que as peças se repõem sem perder as informações deixadas pelas anteriores. Atualmente a sociedade caminha de forma a tornar o ser humano eterno, imortal dentro de um banco de dados, a liberdade cada vez mais se torna inalcansável.

2 comentários:

  1. Eu tenho um aluno que disse algo muito interessante: você só é livre dentro de um pequeno leque de possibilidades. Libertar-se de amarras às vezes é só ilusório, já que você sempre esteve reduzido só a algumas possibilidades. Agora, quem restringe essas possibilidades que é mais difícil de captar.

    ResponderExcluir
  2. Vou cortar minhas asinhas recentemente adquiridas na esperança de ainda poder voar mesmo sem elas, acredito que sou capaz mas fico na dúvida se elas são realmente necessárias.

    ResponderExcluir